Sustentabilidade

Quando se fala em sustentabilidade, fala-se também em equilíbrio social, econômico e ambiental. Assim, a Goiasa garante o desenvolvimento sustentável para o futuro das novas gerações através de adoção de práticas que permitem a preservação da biodiversidade dos ecossistemas.


A ideia central é estudar as formas de sustentabilidade e responsabilidade social praticadas pela Goiasa, a fim de conhecer a viabilidade do uso sustentável sobre o reaproveitamento de materiais e verificar sua contribuição para a preservação da biodiversidade dos ecossistemas naturais, mostrando como as práticas sustentáveis vem sendo vistas e implementadas, assim como seus reflexos econômicos e sociais.

Vinhaça
Trata-se de um subproduto da destilação que ocorre durante o processo de produção do etanol. É rica em potássio, um nutriente necessário à adubação da cana-de-açúcar. Por meio de ações rigorosamente controladas, a vinhaça é aplicada para fertirrigação, técnica de adubação para levar nutrientes ao solo cultivado, além de enriquecê-lo com matéria orgânica.


Torta de Filtro
Gerada na clarificação do caldo de cana, a torta é rica em fósforo e matéria orgânica. Após tratamento e complementação com nutrientes, resulta num composto usado nas lavouras de cana-de-açúcar de forma a substituir a utilização de fertilizantes minerais.


Reuso da água
As águas residuárias de processos industriais, juntamente com a vinhaça, são reutilizadas na fertirrigação. Dessa forma, as maiores vantagens residem na possibilidade de aporte e reciclagem de nutrientes (reduzindo a necessidade de fertilizantes químicos) e na redução de captação de água, promovendo a preservação do meio ambiente.


Campanhas de proteção dos animais silvestres
Garantir a sobrevivência da fauna silvestre é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas em geral. A Goiasa, além de preservar o habitat natural dessas espécies, preocupa-se em resgatá-las e devolvê-las ao ambiente natural, garantindo o aumento da biodiversidade do Cerrado.